quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Questionamentos

"Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos dEle, o resto são detalhes."

(Albert Einstein)

Às vezes me questiono sobre algo semelhante, tentar entender os motivos da criação de tudo, entender o "porquê" de vivermos nesse mundo de desunião, desigualdade, intolerância e de harmonia hipócrita. A fé só e simplesmente não me traria as respostas. Mas a ciência também não me diria o que eu gostaria, e sim o que eles julgam ser "racional". E quanto mais eu me questiono, menos eu descubro. É certo que na Bíblia há muitas respostas... Mas não é o que as religiões pregam. Talvez por isso eu não me defina em ser Católico, Protestante, Muçulmano, Budista, Espírita ou outra religão.

Acho que todas elas são como pequenos rios que convergem em um ponto único e comum. Com seus prós e contras, e a única coisa que as difere é o fanatismo de alguns de seus seguidores (e que em todas elas têm). Julgam os Muçulmanos como fanáticos, mas assim também são alguns Protestantes, e assim como alguns Protestantes, também são alguns Católicos, Budistas e Espíritas. Talvez no dia em que todas essas religiões, juntamente com as que eu não citei, chegarem ao censo comum de que todas elas buscam a mesma coisa, Têm o mesmo propósito se é que alguma delas têm definitivamente algum, que todos buscamos as mesmas respostas, e que talvez o Deus seja o mesmo pra todos indistintamente... Talvez aí a harmonia fosse conquistada, não diria a paz, pois a paz depende de muitos fatores além da própria fé.

Não me baseio em nada além do que penso, não sou assíduo leitor da Bíblia, nem do Novo Testamento (que geralmente é lido pelos Protestantes), nem da Torá, ou livros de Alan Kardec ou Buda... Não é que eu seja algum Ateu, mas eu li a maioria das obras, e cheguei à conclusão de que todas elas são fundamentais para a ordem das coisas e que todas elas sempre chegam à mesma conclusão:

DE QUE HÁ UM CRIADOR COMUM PARA TUDO QUE AQUI VEMOS, E QUE TEMOS UM PROPÓSITO...

... Só cabe à cada um encontrar o seu, seja em religiões ou dentro de si, e tornar não só a própria vida, mas a do seu semelhante, melhor.